quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Extrato dap Agricultura Familiar - Como Consultar?

O Brasil é uma grande potência na agricultura, não é verdade? Anualmente são exportados bilhões de quilos de alimentos para abastecer as necessidades de países estrangeiros. No entanto, boa parte da renda gerada por essas exportações se concentram em poucas mãos, deixando de lado os pequenos trabalhadores rurais. Esta é uma classe que também é importante para a economia brasileira, mas que possui pouca atenção. Por isso, foi criada a Declaração de Aptidão ao Pronaf, que visa dar foco à esses pequenos empresários. Quer conhecer um pouco mais sobre esta declaração? Leia o artigo abaixo.

Extrato dap Agricultura Familiar
(Foto: Divulgação)  Extrato dap Agricultura Familiar

O que é extrato DAP agricultura familiar?


Por se tratar de um serviço pouco divulgado, muitas pessoas podem ter algumas dúvidas sobre do que se trata o DAP. A declaração de aptidão ao pronaf é uma ferramenta instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com intuito de acolher os agricultores dos grupos familiares, fazendo com haja uma facilitação na entrada das políticas públicas orquestrada pelo Governo Federal. Com esta declaração de aptidão é possível identificar os agricultores e/ou cooperativas e também formalizar a sua atividade. Estas são apenas algumas das atividades que é possível fazer com a DAP.

Além dos agricultores, também são beneficiados pelo DAP agricultura familiar os indígenas, aquicultores, quilombolas, pescadores artesanais, silvicultores e também extrativistas.

Como me cadastrar no DAP agricultura familiar?


Depois de saber necessariamente do que se trata a declaração de aptidão ao pronaf, muitos podem ter interesse em saber como se matricular neste serviço do governo federal. Para se cadastrar no DAP não é um bicho de sete cabeça, basta apenas que faça todas as etapas corretas. Se você deseja ser catalogado no DAP agricultura familiar é preciso que se dirija-se até o sindicato rural, empresa de assistência técnica ou uma entidade. Estes são os órgãos responsáveis pelo cadastro do cidadão e também do enquadramento na categoria de agricultor familiar. Ao ir num desses órgãos citados acima, o cidadão deve estar portando informações sobre estabelecimento de produto, como endereço completo, composição da força do trabalho, renda e também número de pessoas residentes, além do cadastro de pessoa física, o CPF.

Como consultar extrato DAP agricultura familiar


Realizar a consulta ao extrato dap agricultura familiar é muito simples e fácil, sendo resumidos a pouquíssimas etapas. São elas:

1 – Acesse o site a área de consulta ao DAP agricultura familiar do site da Coordenação Geral de Modernização e Informática pelo seguinte endereço eletrônico: http://smap14.mda.gov.br/extratodap/#.

2 – Então surgirá duas opções de consulta: pessoa física e pessoa jurídica. Caso seja agricultor individual, clique na primeira opção; caso seja cooperativa, na segunda opção.

3 – Então surgirá dois meios de realizar a consulta à este extrato, são elas:

- CPF, número DAP ou chave;

- Município;

Escolhida a forma de consulta que melhor se adéqua a sua situação, você então deve preencher os dados requeridos.

3 – Ao término do preenchimento dos dados, você deve clicar na opção ‘pesquisar’.


Está com alguma dúvida sobre extrato DAP agricultura familiar? Não tem problema clique aqui e leia o artigo completo sobre Extrato DAP e descubra como realizar a consulta DAP passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário