terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como Consultar o FGTS com o CPF

O FGTS é um fundo de garantia que o trabalhador brasileiro tem direito, que visa protegê-lo no caso de uma demissão sem justa causa. Todo mês, a empresa contratante tem o dever de depositar o valor equivalente a 8% do salário do empregado, na conta da Caixa associada ao Fundo de Garantia do empregado.

Como Consultar o FGTS com o CPF
(Foto: Divulgação) Como Consultar o FGTS com o CPF

O trabalhador que possui o benefício do FGTS pode acompanhar toda movimentação do mesmo por meios de consultas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal (C.E.F).

Existem vários canais disponíveis para a realização da consulta FGTS. Uma forma que a Caixa oferece para o cidadão consultar o seu saldo de FGTS é utilizando o seu número de CPF, uma opção bem indicada para quem não tem em mãos o número do PIS/PASEP.


Consultando o saldo do FGTS utilizando apenas o CPF


Para fazer tal consulta usando apenas o número do seu CPF, é muito simples, basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa no telefone 0800 726 02 07.

Este serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, a ligação pode ser realizada por celular. Nesta ligação, você deverá seguir todas as instruções da gravação, digitar o número de seu CPF e, logo em seguida, receber as informações referentes ao saldo do FGTS.

Esta opção é bem indicada para os casos em que o funcionário não dispõe do número do PIS no momento, uma vez que a consulta pela internet exige o número do PIS / PASEP.

É importante que o trabalhador acompanhe o saldo do FGTS e todas as movimentações relativas ao mesmo, visto que este é um direito do trabalhador, e todo mês deve ser depositado.


Outras formas para consultar o saldo do seu FGTS


1) Através de um extrato que é enviado para o endereço do trabalhador. Normalmente o extrato é enviado em um período de dois em dois meses.


2) Através do site http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp, onde existe uma opção chamada Consulta saldo FGTS. Para esta consulta é necessário informar o número do PIS/PASEP e também uma senha para acesso. No próprio site é possível cadastrar uma senha, caso o usuário ainda não possua a mesma.


3) Por meio do caixa eletrônico nas agências também é possível consultar o saldo do FGTS.


Mais informações?


Para obter mais informações sobre o extrato do FGTS ou outros assuntos relacionados ao mesmo, acesse o canal de perguntas e respostas, disponibilizado pela Caixa através do seguinte endereço eletrônico:

http://www.fgts.gov.br/perguntas/



Nenhum comentário:

Postar um comentário