quinta-feira, 30 de julho de 2015

Imprimir CPF Primeira Via

O Cadastro de Pessoas Físicas (denominado de CPF) é um banco de dados que guarda informações cadastrais do cidadão brasileiro. Este banco é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Imprimir CPF Primeira Via
(Foto: Divulgação) Imprimir CPF Primeira Via

Todo cidadão brasileiro é obrigado a fazer a inscrição no CPF?


Não necessariamente. O conjunto de pessoas que tem tal obrigatoriedade está previsto nos incisos de I a VI do artigo 3º, da IN nº 1.548/2015. Aquelas pessoas físicas que não são obrigadas a se inscrever no CPF podem solicitar a sua inscrição de forma opcional.


Como tirar a primeira via do CPF?


O CPF pode ser solicitado presencialmente em entidades conveniadas. Para emitir o cartão do CPF, no modelo tradicional (plástico), a solicitação poderá ser realizada nas seguintes entidades: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nas agências dos Correios; neste caso é cobrada uma taxa que fica em torno de $ 5,70 para a emissão do CPF.

Também pode ser solicitado sem custo pela internet (neste caso é necessário possuir o número do título de eleitor). Para imprimir CPF pela internet basta acessar o seguinte site:

https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp

, e preencher os campos necessários (Nome completo; Data de nascimento; Número do título de eleitor; Sexo; Nome de mãe; Naturalidade; Endereço completo; Telefone fixo e celular) e aguardar que o sistema gere o número da inscrição.

Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição?


Para maiores de 18 anos de idade: Documento de identificação oficial com foto, Certidão de nascimento ou casamento, Título de eleitor ou outro documento que comprove o alistamento eleitoral do solicitante;

Menores de 17 anos de idade: Certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto do menor, documento de identificação oficial com a foto do solicitante (pais, tutor, ou responsável pela guarda) e documento que comprove a guarda / autoridade do solicitante sobre o menor de idade;

O CPF é um documento único para cada pessoa, a inscrição só pode ser feita uma única vez e não é permitido fazer a troca do número do CPF. O número gerado é definitivo.

Para mais informações, acesse o serviço de perguntas e respostas disponibilizados pela Receita Federal, o acesso pode ser realizado através do site:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/outras-informacoes/Perguntas%20e%20Respostas.

Lá é possível encontrar mais informações e sanar eventuais dúvidas associadas com cadastro de pessoa física. Este serviço fica disponível para o usuário 24 horas por dia, e é um serviço gratuito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário